Porque precisamos mentir?
Qual o significado dessa Necessidade?
Estamos habituados a dar uma resposta de imediato quando somos pressionados.
Nosso cérebro nos defende fazendo com que digamos ou nos fazendo reagir ao sermos julgados ou expostos psicologicamente. Vamos a um exemplo prático:
“Você decide dormir um pouco mais, numa quarta-feira, bem no meio da semana, e consegue chegar 2 horas atrasado em seu local de trabalho, seu chefe, com cara de poucos amigos, lhe recebe. Seu cérebro, só de perceber a reação do seu chefe, já o defende de imediato: - Desculpe o atraso, é que meu ônibus quebrou no meio do caminho (claro sabemos que isso não é verdade).”
Sem que você perceba oque esta falando torna-se algo inocente, mais sem que ainda percebesse no caminho para o trabalho você já estava em seu subconsciente planejando oque falar ou como se defender da reação das pessoas que lhe falassem algo sobre seu atraso. Claro que isso não é culpa sua, isso é um habito de nossa mente, assim como nosso estomago repelo oque comemos de estragado ou algo que não gostamos, o nosso cérebro funciona da mesma maneira, se algo tenta lhe atacar de maneira psicológica, ele intervirá com uma resposta ou te fazendo ter reações físicas instantâneas.
No entanto há pessoas que utilizam dessa prática regularmente, os tornando em grandes mentirosos, mais ai já feito de pura consciência, a pessoa se habitua a fazer esse tipo de coisa que já não consegue mais viver sem contar uma “mentirinha”, por menor que seja, desde que essa “mentirinha” lhe engrandeça, lhe conforte ou lhe de algum tipo de alívio.
Somos prisioneiros de nosso próprios pensamentos, não podemos nos libertar disso, já faz parte do dia-a-dia do ser humano, mesmo sem perceber, acabamos fazendo.
Não se culpe pelo impulso de suas palavras, apenas tente se controlar, não torne isso um hábito controlável, enquanto está sendo natural de sua mente não há nada de errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário